Uso de turmalina em aquários

Uso de Turmalina em aquário Plantado

Turmalina negra Shorlita-dravita

Este artigo tem como objetivo de demonstrar os benefícios da turmalina em aquários plantados, seu benefícios para peixes e plantas. Algumas turmalinas pretas tem propriedades eletronegativas que auxiliam o crescimento de peixes. Em alguns estudos ficou demonstrado que a turmalina negra aumenta significativamente o crescimento dos peixes.

Turmalina negra Shorlita-dravita

Há algum tempo foi descoberto que a turnalina, especificamente as do grupo schorlita-dravita têm propriedas físicas e possíveis ações terapêutica e bio-estimuladoras/bio-inibidoras.

Propriedades da turmalina:

– Piroeletricidade que é a capacidade de carregamento elétrico e polarização através de aquecimento.

-Piezoeletricidade que é a geração de campo elétrico através da pressão mecânica por vibração.

-Emissão de radiação infra-vermelho distante. Essa com implicações sobre os seres vivos e moléculas orgânicas, esta é a propriedade diretamente ligada ao aquarismo.

Essa radiação de baixa freqüência  promove a melhora da função celular de alguns organismos de forma indireta. A radiação age diretamente nos clusters de água diminuindo seu tamanho. Os clusters são aglomerados moleculares de água, sais solúveis e outras substâncias que se formam na água e são invisíveis a olho nú. Contudo esses aglomerados alteram a permeabilidade da água na membrana celular.

A radiação da turmalina deixa as substâncias mais permeáveis, principalmente a água. Além da capacidade de seus raios ultrapassarem a pele e agirem na circulação sanguínea, metabolismo e dinâmica enzimática. Sem prejudicar vegetais superiores animais e alguns microrganismos.

Ações da turmalina na inibição de crescimento de organismos são conhecidos para alguns musgos e fungos emersos,  na água os musgos não são prejudicados. A radiação da turmalina promove o aumento da nutrição celular e a assimilação de medicamentos.

Características da turmalina em relação a organismos vivos no aquário:

  • Melhora na eficiência da denitrificação em Pseudomonas denitrificans.
  • Aumento no crescimento e aceleração metabólica em microrganismos S. cerevisae, L. acidophilus e a. oryzae.
  • Aumento na concentração de bacterias nitrificantes e eficiência de nitrificação.
  • Redução no custo de tratamento de água em aqüicultura em recirculação.
  • Regulação do pH neutralizando substâncias muito ácidas ou alcalinas.
  • Composto para inibição de crescimento de algas em aquários.

Portanto suas propriedades físicas justificam seu uso em aquários. Certamente seu uso virará tendência no futuro. Tem sido relatado que a turmalina negra é o grande segredo do mestre Takashi Amano.

Pessoalmente observei que em aquários com turmalina o crescimento de alevinos foi bem mais rápido e os peixes mais vigorosos.

Podemos encontrar a turmalina em diversas apresentações, pó, pedrisco, areia, pedras maiores. Existem várias formas de utilização da turmalina, como parte da decoração, mídia no filtro ou substrato, ou misturada na camada fértil.

Leovan Dielle

AquárioTop – ” Seu peixe como na natureza”

Leave a comment