Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)

DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO

A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) corresponde à quantidade de oxigênio necessária para ocorrer à oxidação da matéria orgânica biodegradável sob condições aeróbicas. É a quantidade de oxigênio utilizada na oxidação bioquímica da matéria orgânica, num determinado período de tempo, é expressa geralmente em miligramas de oxigênio por litro.

A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) é o parâmetro mais empregado para medir a poluição, a determinação de DBO é importante para verificar-se a quantidade de oxigênio necessária para estabilizar a matéria orgânica.

Esta medida da quantidade de oxigênio consumido no processo biológico de oxidação da matéria orgânica permite chegar à conclusão: grandes quantidades de matéria orgânica utilizam grandes quantidades de oxigênio, assim, quanto maior o grau de poluição, maior a DBO.

O valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio é usado para estimar a carga orgânica, e com estes valores é possível calcular qual a necessidade de aeração (oxigenação) para degradar esta matéria orgânica em aquários.

Processos de transformação da matéria orgânica que permitem determinar a DBO:

1- Demanda carbonácea (presença de CO2): inicialmente os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido (OD) para transformar o carbono em CO2;

2- Demanda nitrogenada (nitratos e nitritos): os microorganismos utilizam o oxigênio dissolvido (OD) para transformar os compostos nitrogenados em nitratos (NO3-) e nitritos (NO2-).

Conclusão: Na fase de maturação de nossos aquários é fundamental mantermos altos índices de oxigênio dissolvido, desta forma aceleramos muito a maturação e o equilíbrio entre produção e degradação de matérias orgânicas introduzidas artificialmente (rações) e as produzidas (fezes) por nossos peixes.

Leovan Dielle

AquárioTop – “Seu peixe como na natureza”

http://www.aquariotop.com.br

Perfil Peluso 1

Leave a comment